quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Relexão


Síntese do texto: Mídia- Educação no contexto escolar – Silvio Pereira

     No texto de Silvio Costa Pereira concluiu que apesar da quantidade de ferramentas educacionais disponíveis para os professores trabalharem, falta formação suficiente ou adequada aos profissionais para usarem tais ferramentas.
     No estado do Amapá não é diferente, alunos têm ao seu dispor diversas mídias como celulares, máquinas fotográficas, acesso a internet em casa ou mesmo na escola, mas professores não se dão conta de que podem usá-los no aprendizado dos alunos, muitas vezes por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas tecnologias.
     Ao fazer o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, tive oportunidade de realizar atividades utilizando as mídias digitais em sala de aula como fonte de pesquisa e percebi que os alunos ficaram mais estimulados com aulas diferentes.


      Para Jesus Martin Barbero, professores e alunos podem beneficiar-se do uso das mídias, para isso será necessário que as vejam como instrumentos de informações capazes de contribuir com a educação dos alunos através de pesquisas dos conteúdos escolares.
     Nesse sentido, é importante que os professores repensem sua prática pedagógica, deixando de lado o tradicional e tenham coragem de promover aulas mais interessantes, dinâmicas e criativas utilizando as mídias digitais.

Professoras: Silvana Tonzar Cunha e Andrea Aparecida Abreu.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Síntese do texto: Mídia- Educação no contexto escolar – Silvio Pereira


O texto mostra sua experiência realizada nas escolas de Florianópolis, mostrando simplesmente a dura realidade que já era esperada. A escola dispõe de vários recursos tecnológicos como: computadores, acesso à internet, revistas, gibis, jornais, máquinas fotográficas, filmadora, e, no entanto, não dispõe de profissionais preparados para manuseá-los.
Constatou-se que essa dificuldade se encontra com maior intensidade nas áreas de mídias e vídeos. Desta forma, o que é mais trabalhado é a linguagem oral em jornais e publicidade.
Outros fatores interferem no uso das mídias dentro do ambiente escolar, um deles é a formação inadequada dos professores, utilizando-as como mera receptora de informação.


Nomes: Elane Cristina Batista e Kênia Cristina Nogueira Rodrigues